A Análise de comportamento Aplicada, também conhecida como ABA, identifica os traços comportamentais individuais e os avalia profundamente através da observação do comportamento que é realizada pelo profissional psicólogo.
Essa avaliação individual tem como principal objetivo entender porque o paciente apresenta determinado comportamento. Essa estratégia guia os profissionais na escolha dos melhores tratamentos para aquele indivíduo, em especial, do ponto de vista não só psicológico, mas também interdisciplinar.
A análise de um comportamento, requer uma ampla observação dos eventos que podem ser responsáveis pela ocorrência ou não de determinado comportamento, pois só assim pode ser realizada a intervenção nos comportamentos que estão ocorrendo em excesso e intervir nos que estão em déficit.
Munido de diversas técnicas, o psicólogo estabelecerá linhas de comportamentos de base, com o objetivo de alterá-los e tornar o indivíduo mais apto para o convívio social. Embora essa ciência seja mais conhecida na sua indicação para o tratamento de pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo, na realidade a ABA pode ser aplicada a diversos quadros clínicos, inclusive a pessoas com Deficiência Intelectual.