O Conceito Neuroevolutivo Bobath é uma abordagem terapêutica que avalia, planeja e trata pacientes com lesão do sistema nervoso central que apresentam disfunção na postura, deficiências sensório-motoras e limitações funcionais, onde o Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e o Fonoaudiólogo podem atuar de maneira integrada.
O manuseio terapêutico permite ao paciente aprender a sensação do movimento, aprimorando suas habilidades e inibindo posturas inadequadas, tendo uma meta importante: a normalização do tônus (estado de elasticidade muscular), que pode por vários motivos encontrar-se em estado anormal.
Em um ambiente agradável e lúdico, com os estímulos de inibição ou facilitação em manuseios na bola Suiça, rolos, bancos, entre outros, o paciente aprende a obter um maior controle proprioceptivo (capacidade de reconhecer a noção espacial do corpo), melhorando sua função motora e auxiliando na melhora do desenvolvimento de tarefas cotidianas.
O tratamento deve ser o mais precoce possível. Se a criança ainda for pequena, tendo movimentos mais primários que anormais, podemos auxiliá-la a estabelecer os esquemas mais fundamentais e acelerar o desenvolvimento motor da criança.