O PECS é um sistema de comunicação por troca de figuras e sua sigla é derivado do inglês: Picture Exchange Communication System.
Inicialmente desenvolvido como um sistema de intervenção aumentativa /alternativa de comunicação exclusivo para indivíduos com transtorno do espectro do autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas. Contudo, atualmente, não se aplica exclusivamente para pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo, pois o PECS tem sido bem sucedido com indivíduos de todas as idades que possuem uma comunicação escassa ou insuficiente, podendo ter associado ou não a dificuldades cognitivas e físicas variadas. O sistema PECS tem recebido reconhecimento mundial por focar no componente de iniciação de comunicação, o sistema não demanda a compra de materiais caros e foi criado pensando em educadores, famílias e cuidadores, por isso é facilmente utilizado em uma variedade de situações.
O tratamento é subdividido em 6 fases e começa ensinando uma pessoa a dar uma figura de um item desejado para um "parceiro de comunicação", que imediatamente aceita a troca como um pedido, o sistema passa a ensinar a discriminação de figuras e como juntá-las formando sentenças. Nas fases mais avançadas, os indivíduos aprendem a responder perguntas e fazer comentários, desenvolvendo assim comunicação independente.