A Fisioterapia em Neuropediatria tem como principal objetivo possibilitar a melhora no quadro motor e maior independência na realização de atividades de vida diária de crianças com disfunções neuromusculares.
O fisioterapeuta tem um papel fundamental no diagnóstico e tratamento de distúrbios do desenvolvimento, avaliando e identificando qualquer alteração no quadro neuropsicomotor. A intervenção deste profissional visa estabelecer e/ou restabelecer a funcionalidade do movimento, trabalhando no sentido de ensinar para a criança posturas e movimentos funcionais, mostrando a importância deste movimento como função.
Trabalha-se principalmente através da promoção de experiências motoras adequadas. Com a fisioterapia neuropediátrica sendo oportunizada precocemente, é possível trabalhar esse processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que a criança com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor se torne apta a responder às suas necessidades e às do seu meio de acordo com o seu contexto de vida.