A Terapia Ocupacional, indicada através da sigla TO, tem como principal objetivo buscar a autonomia e independência dos pacientes que por algum motivo específico apresentam alterações físicas, sensoriais, psicológicas, mentais ou sociais. A reinserção desses pacientes na sociedade, a melhora da rotina individual e no convívio ilustra o importante papel da TO.
Ao observar um paciente, o profissional de TO analisa como estão suas atividades diárias, como alimentação, autocuidado, trabalho, lazer, estudo, em suma, é feita uma leitura completa da rotina do paciente, sempre levando em conta o contexto em que ele está inserido, através dessa leitura é possível indicar tarefas, treinamentos, estratégias e aspectos de melhoria para que a rotina seja cada vez mais independente.
Alguns pacientes apresentam alterações no desenvolvimento, como Síndrome de Down, paralisia e Autismo, através dos estímulos a Terapia Ocupacional adapta os pacientes da melhor forma e desenvolve neles a autonomia necessária para melhor qualidade de vida e convívio social.